Hospitais da Rede D’Or São Luiz aderem ao Projeto Hospitais Saudáveis

Ser responsável e estar atento ao setor em que atua é essencial para o futuro e sucesso do negócio. É assim que a Rede D’Or São Luiz, principal cadeia de hospitais do país, acredita que pode crescer e colaborar com as comunidades das localidades onde atua. Para reforçar seus compromissos com a proteção ao meio ambiente e com a saúde da população, 15 hospitais acabam de aderir ao Projeto Hospitais Saudáveis. Ao total, são 19 unidades, além do corporativo que fez a adesão em 2015.

Com o objetivo de transformar o setor da saúde em um exemplo sob aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde da população, cada hospital escolheu dois objetivos para serem cumpridos ao longo da parceria. Dentre dez objetivos propostos pelo Projeto Hospital Saudáveis, os que tiveram mais adesões foram: Resíduos, objetivo que abre o olhar para o descarte consciente dos resíduos hospitalares; Energia, ponto estratégico e importante para o crescimento de cada hospital e para todo o meio ambiente; e Água, fator cada vez mais importante e assunto cada vez mais discutido no âmbito da saúde.

“Tudo começou em maio de 2015 quando o corporativo da Rede D’Or fez a adesão, mas com a expectativa de incentivar suas unidades de forma individualizada (por CNPJ) a também formalizassem sua participação. No ano seguinte, três hospitais da Rede aderiram a iniciativa, que foram: São Luiz – unidade Anália Franco, Hospital Assunção e o Hospital Brasil. Todos os objetivos tem muita sinergia com a cartilha institucional da Rede D’Or São Luiz, mas com a entrada no Hospitais Saudáveis devem estar ainda mais presentes na rotina de cada unidade participante do Projeto”, aponta Ingrid Cicca, diretora de Controle Institucional e Sustentabilidade.

O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) é uma associação sem fins econômicos, dedicada a transformar o setor saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral.

Participam do PHS profissionais de saúde, instituições prestadoras de serviços, instituições de ensino e de pesquisa em saúde, organizações da sociedade civil em geral e demais organizações, públicas ou privadas, comprometidas com os objetivos e valores propostos.

O PHS trabalha para desenvolver e apoiar uma rede de cooperação, partindo do comprometimento das instituições de saúde do país, bem como dos profissionais de todas as categorias que atuam no sistema se saúde brasileiro. Além do setor de assistência à saúde, o PHS atua em parceria com organizações profissionais, sindicais e setoriais, institutos de ensino e pesquisa, órgãos públicos e organizações não governamentais das áreas de saúde e segurança do trabalho, saúde pública e meio ambiente.

É possível encontrar todas as unidades participantes do Hospitais Sustentáveis e seus objetivos escolhidos dentro da agenda global do Projeto. Além dos objetivos, alguns hospitais participam do Desafio 2020 – A Saúde pelo Clima. Em 2018, nas unidades Hospital São Luiz – São Caetano do Sul, Hospital Brasil e Hospital Assunção serão realizadas palestras de sensibilização sobre mudanças climáticas.

 

Por Portal da Anahp

 

Confira a MATÉRIA AQUI.